Assistência Técnica Judicial
Realizamos esse serviço em todo o Brasil
Sobre a Assistência Técnica Judicial
Assistência Técnica Judicial é uma assessoria técnica na qual são analisados os exames periciais a fim de identificar possíveis erros, auxiliando o advogado na elaboração de quesitos a serem respondidos pelo perito judicial.
Quando um processo judicial necessita de esclarecimentos técnicos e científicos o juiz determina a intervenção da perícia judicial, nomeando um perito de confiança da justiça (conforme artigo nº 156 do Código de Processo Civil – CPC) para emitir um laudo pericial, que será uma prova do processo.
Cada uma das partes poderá também nomear um expert, chamado de assistente técnico (Art. 465 do CPC), o qual escreverá um parecer técnico, que também poderá ser utilizado como prova no mesmo processo.
Leia os artigos sobre perícias de ressarcimento de danos elétricos AQUI e sobre furto de energia elétrica AQUI.

O assistente técnico detém os mesmos conhecimentos técnicos do perito nomeado pelo juiz e poderá emitir um parecer técnico, concordando ou discordando do laudo apresentado pelo perito judicial.
Antes mesmo de o cliente entrar na justiça o advogado pode solicitar provas que atestem o que está sendo alegado.
Uma dessas provas pode ser um “laudo preliminar” (parecer técnico), emitido por um expert na área técnica e científica de que se trata o caso. Tal documento é analisado pelo advogado, que faz a petição inicial com base no parecer técnico.
O assistente técnico sugere quesitos ao advogado, obrigando o perito a responder objetivamente e direcionando-o a escrever aquilo que se pretende como resposta.
Caso seja preciso, o assistente técnico pode informar ao advogado sobre a necessidade de apresentação de quesitos complementares, com o intuito de abranger mais efetivamente os assuntos específicos da perícia. Desta forma, é possível que o processo tome outro rumo, favorável à parte que contratou o perito assistente.
O assistente técnico acompanha o perito judicial no início da perícia, alertando-o sobre possíveis distorções e auxiliando-o a esmiuçar os quesitos e suas respostas, visto que a parte adversa tende a distorcer os fatos para confundir o perito e obter um laudo favorável.
O assistente técnico pode entregar seu parecer técnico ao advogado da parte contratante, enaltecendo o que o perito escreveu em seu laudo e rebatendo aqueles pontos com os quais não concorda com o perito, fundamentando muito bem os itens controversos.
Para saber mais sobre perícias judiciais e extrajudiciais, acesse a playlist correspondente em nosso canal do YOUTUBE.
Acesse o livro “Resolução 1000 ANEEL – Abordagem inicial” clicando AQUI.
Assista o vídeo a respeito das diferenças entre as atividades do perito judicial e do assistente técnico:
A Laplace Consultoria e Perícias Elétricas é especialista em
Perícia de fornecimento de energia elétrica (irregularidades, furtos e fraudes no consumo)
Perícia de danos elétricos em equipamentos (ressarcimento de danos elétricos)
Perícia em adicional de periculosidade com eletricidade
Perícia em sistemas de energia solar fotovoltaica (baixo rendimento, equipamentos avariados, etc)
Perícia de incêndios com suspeita de origem elétrica
Perícia de acidentes com eletricidade
Se você ou sua empresa tem algum litígio judicial relacionado a problemas elétricos, conte com a assistência técnica da Laplace
Solicite um orçamento preenchendo o formulário que entraremos em contato com você o mais rápido possível.