Certificação Elétrica
Sobre a Certificação Elétrica
O Laudo de Certificação elétrica tem por objetivo identificar problemas nas instalações elétricas para que o cliente solicite à construtora a realização das adequações necessárias na edificação, sendo obrigação dela efetuar a reparação dos erros cometidos.
Principais tipos de não conformidades nas instalações elétricas
Veja abaixo alguns tipos de não conformidades encontrados com mais frequência nas instalações elétricas.
Inexistência de projeto elétrico ou ampliações que não constam em projeto
Utilização de produtos inadequados ou que não estão previstos no projeto
Não instalação de dispositivo diferencial residual (DR) em pontos obrigatórios
Condutores isolados e cordões flexíveis em lugar de cabos com cobertura
Utilização de cabos desbitolados (com quantidade de cobre inferior para a capacidade de condução de corrente elétrica a qual se destina)
Os problemas mencionados anteriormente ocasionam riscos significativos à segurança da obra e dos usuários e trata-se de vício oculto, com responsabilidade solidária entre projetista, instalador e construtor (saiba mais sobre a responsabilidade solidária clicando AQUI).
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que projetistas e instaladores não podem colocar no mercado um produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O CDC define que o prazo para reclamar de vício oculto inicia no momento em que ficar evidenciado o defeito (art. 26, § 3º).
Leia mais sobre o assunto clicando AQUI.
Se a sua edificação foi construída há pouco tempo e está apresentando problemas nas instalações elétricas, fale conosco.
Solicite um orçamento preenchendo o formulário que entraremos em contato com você o mais rápido possível.